Relato de Thomaz Napoleão

Thomaz Alexandre Mayer Napoleão é Primeiro Secretário da Embaixada do Brasil em Islamabade, no Paquistão. Graduou-se em Relações Internacionais pela PUC-SP em 2005.

Dilma Roussef e Thomaz Napoleão em cerimônia de solenidade

Dilma Roussef e Thomaz Napoleão em cerimônia de solenidade

“Ingressei no curso de Relações Internacionais da PUC-SP em 2002, e graduei-me em 2005. Simultaneamente, formei-me em Jornalismo pela USP.

Durante a graduação, envolvi-me em diversas atividades extracurriculares: desenvolvi pesquisa de iniciação científica (PIBIC) sobre a identidade nacional russa, cursei dois intercâmbios na França (Sciences Po Paris e Universidade de Paris VIII), fiz o curso intensivo de espanhol na USAL de Buenos Aires e estabeleci o Grupo de Estudos sobre a Rússia e o Leste Europeu (GERLE).

Igualmente importante foi o engajamento em simulações de organizações internacionais: fui três vezes diretor do Modelo da Organização das Nações Unidas (MONU); participei de dezenas de outras simulações, no Brasil e na Europa; e, ao lado de outros colegas, fundei a Simulação para o Ensino Médio (SiEM), que se tornou a referência nacional para a recriação acadêmica de debates históricos, e o modelo Global Classrooms São Paulo (GCSP), que trouxe discussões sobre temas internacionais para escolas públicas paulistanas.

Uma vez formado em RI e Jornalismo, cursei mestrado em Segurança Internacional na Sciences Po Paris, entre 2006 e 2008, com apoio do governo francês, por meio da Bolsa Eiffel. Como parte do mestrado, estudei por um semestre no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO).

Ao retornar ao Brasil, no segundo semestre de 2008, fui trabalhar no Ministério da Educação, como Assessor Internacional da Secretaria de Educação Superior, responsável pela cooperação universitária com instituições como UNESCO e CPLP. Naquele momento, decidi adotar a diplomacia como objetivo profissional e iniciei a preparação para o Instituto Rio Branco.

Em 2009, tive a felicidade de ser o primeiro colocado, entre cerca de 9 mil candidatos, no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. No ano seguinte, enquanto aprofundava meus estudos no IRBr, trabalhei na Secretaria de Planejamento Diplomático do Itamaraty, na assessoria do então Ministro Celso Amorim. Paralelamente, obtive um segundo diploma de mestrado, desta vez em Diplomacia, mediante uma dissertação sobre as relações securitárias entre Afeganistão, Paquistão e Índia. Por fim, tornei-me professor do Curso Atlas, escola preparatória para a carreira diplomática – função que exerço até hoje.

Desde março de 2011, sou o Primeiro Secretário da Embaixada do Brasil em Islamabade, no Paquistão, onde lido com temas políticos e humanitários, além de ser o responsável por acompanhar e promover as relações entre Brasil e Afeganistão. Recentemente, fui designado pelo Itamaraty para juntar-me à Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York; deverei assumir tal posição no primeiro semestre de 2014.

De maneira complementar à minha rotina como diplomata e professor, edito o blog Jovens Diplomatas, publico artigos acadêmicos ocasionais sobre temas de segurança e diplomacia, e dedico-me à fotografia – recentemente expus retratos do cotidiano afegão no Museu da Cultura da PUC-SP.

A formação em Relações Internacionais proporcionada pela PUC-SP foi um inestimável ponto de partida para minha trajetória profissional e acadêmica. Devo muito aos professores e colegas que tanto me ensinaram, estimularam e prepararam para a vida após a universidade.”

Acesse o site de fotografias de Thomaz Napoleão e o blog Jovens Diplomatas

Créditos: Marcelo Blanco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s