Atividade do PET com os calouros de R. I. – Inverno 2012

Na semana de recepção dos calouros, foi realizada pelos membros do PET uma  dinâmica que visava à reflexão acadêmica dos alunos que iniciam o curso de Relações Internacionais(RI) e uma breve apresentação do Programa de Educação Tutorial de Relações Internacionais da PUC-SP. A temática da
atividade girava em torno dos Direitos Humanos, um dos focos de pesquisa do PET.

Deste modo, os calouros foram divididos em 5 grupos, e cada grupo recebeu os mesmos sete Direitos retirados da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, sendo a origem dos Direito omitida até o final da atividade com o intuito de permitir uma reflexão e uma escolha dos direitos que não fosse direcionada, ou influenciada pela sua origem e significância.

Depois de distribuídos os direitos, foi explicado o contexto no qual se daria a dinâmica. Tendo em mente a história de um país que havia sofrido um golpe de Estado, e que se encontrava sob o governo de um ditador, os alunos foram estimulados a eliminar, a cada rodada, um Direito, através da discussão entre os membros dos grupos, até que sobrasse apenas um, ou seja, o Direito que o grupo considerasse mais importante. Em cada rodada, um integrante do grupo tinha que justificar a exclusão do Direito que tinha sido escolhido, incentivando assim a reflexão e a participação de todos.

Com isso, através dos argumentos e dos diferentes resultados de cada grupo – uma vez que cada grupo ficou com um direito diferente no final da atividade -, foi possível analisar do conhecimento sobre DH, conceitos básicos da ciência política e das relações internacionais – como a definição de Estado, nação, poder, propriedade – e o debate entre os próprios calouros, dentro dos grupos e entre a classe. Ademais, a atividade possibilitou não apenas a defesa, mas também a problematização dos DH; sendo parte da discussão a hierarquia dentro dos DH, a universalidade dos DH, e a utopia dos DH.

Esta atividade teve como objetivo a divulgação e a apresentação de um dos focos de pesquisa do grupo PET; além de incentivar a participação futura dos novos alunos no PET e em outros grupos de pesquisa acadêmica. É de extrema importância mostrar aos alunos que iniciam o curso de RI as diferentes possibilidades de atividades que podem ser realizadas dentro da instituição universitária durante o curso.

Fonte dos DH utilizados na atividade esta disponível aqui.

Por Ana Carolina Godoy e Lígia Zambone

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s