Olimpíadas: política por outros meios

Para além de um evento somente esportivo, as Olimpíadas de 2012 estão carregadas de significados políticos e econômicos. De fato, como mostra o artigo na Carta Maior (1) “A Olimpíada de 2012 arrancou com conflitos de bandeiras que, parafraseando o teórico militar alemão Carl Von Clausewitz, provam que o esporte é, como a guerra, a ‘política por outros meios’.”

Inseridas num período de crise financeira, marcam a defesa de alguns valores: democracia, igualdade e liberdade. A abertura diz muito a respeito, e como aponta o artigo da openDemocracy (2) ela se alinha com a “resistência” ao neoliberalismo e ao controle corporativo, do qual Londres é um dos centros. 

Os dois artigos selecionados aprofundam o tema proposto e permitem que se abra o debate em torno do significado de um evento que junta mais de 200 países, mesmo em período de crise, conflito e rivalidade. Aliás, essa foi sempre a característica das Olímpiadas.

(1) Link do artigo da Carta Maior: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20628

(2) Link do artigo da openDemocracy: http://www.opendemocracy.net/ourkingdom/anthony-barnett/fire-and-games-how-london%E2%80%99s-olympic-opening-confronted-corporate-values

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s