Metamorfose da doutrina norte-americana do “ataque preventivo”

Apesar de ter muito criticado o governo de George W. Bush a respeito de suas políticas de segurança, de violações de Direitos Humanos, das guerras do Iraque e Afeganistão e sobre a prisão de Guantánamo, Barack Obama não mede esforços para continuar a doutrina do “ataque preventivo” no Yemen, Somália e Paquistão em sua pretensa busca contra supostos terroristas que representam alguma ameaça aos Estados Unidos.

Em reportagem [en] do NY Times, Jo Becker e Scott Shane expõem o funcionamento das reuniões do presidente e de seu corpo de oficiais da CIA e do Pentágono que decidem sobre a vida e morte de suspeitos terroristas e todos aqueles que estiverem por perto no momento do ataque, negando-lhes qualquer tipo de defesa ou de garantia de direitos. Utilizando-se da mais nova ferramente de execução do Estado, os drones.

“You can pass a lot of laws. Those laws are not going to get Bin Laden dead.”

Confira: http://www.nytimes.com/2012/05/29/world/obamas-leadership-in-war-on-al-qaeda.html?_r=2&pagewanted=all

Anúncios

Uma resposta para “Metamorfose da doutrina norte-americana do “ataque preventivo”

  1. Não se engane: Obama sempre foi lobo em pele de cordeiro. O mais impressionante é que ele matou mais pessoas em covert ops do que o governo bush matou em 8 anos (dados da Foreign Policy) se você desconsiderar as guerras do Iraque e do Afeganistão. Ou seja, no resto do mundo, Obama matou mais em 4 anos.
    Isso ajuda a entender que o problema lá nos EUA, quanto a esta questão, não é coisa nem de democratas nem de republicanos, mas sim de Estado.

    Agora classificar a busca como pretensa, é um grande engano. Não é segredo que os EUA só suportam o Paquistão porque necessitam das rotas de abastecimento para manter a operação no Afeganistão. E todo Estado Falido é um Safe Haven para grupos terroristas. Terroristas devem ser combatidos.

    Por fim, os drones podem ser bem eficientes. Só que ainda são uma tecnologia recente:

    http://abcnews.go.com/Technology/hijacking-drone-uav-aircraft-texas-students-prove-hackers/story?id=16699686

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s