Relato de Ligia Alonso

Ligia Alonso formou-se em Relações Internacionais no ano de 2009. Atualmente, ela trabalha no Council on Foreign Relations, relevante polo difusor de conhecimento e informações sobre o mundo e as políticas internacionais. Acompanhe abaixo o relato dela.

Quando prestei vestibular no final de 2005, já sabia que queria estudar Relações Internacionais na PUC. Foi o único curso que prestei pois já tinha certeza que era este o caminho que queria seguir. Entrei na PUC no começo de 2006 e conclui o curso de RI no fim de 2009.

Ao entrar na PUC, tinha na minha cabeça que não queria seguir carreira diplomática, nem trabalhar no setor privado. Nos primeiros anos de faculdade gostava da área de resolução de conflitos, organizações internacionais e mais foco regional na África. Tentei ao longo de minha carreira acadêmica, focar minhas pesquisas nesta área, concluindo minha graduação com um TCC que tratava das missões de paz da ONU.

Durante a graduação, fui presidente da Associação Atlética de RI tendo organizado diversos eventos direcionados aos estudantes. Fui também, no meu terceiro ano, à Coimbra, Portugal, para um semestre de intercâmbio. A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa e uma das mais conhecidas na área de RI, logo foi uma escolha fácil. Conheci pessoas incríveis enquanto em Portugal e tenho vontade de retornar um dia.

No meu último ano, decidi que gostaria de continuar meus estudos e postulei para o Master’s in Science of Foreign Service (MSFS) da Universidade de Georgetown. Em agosto de 2010, seis meses após concluir à PUC, me mudei para Washington para fazer meu mestrado. No MSFS, existem três grandes áreas de concentração. Escolhi a International Relations and Security com um foco em relações governamentais e relação Brasil-EUA e fiz, ao mesmo tempo, um Certificate in Refugees and Humanitarian Assistance.

Desde o começo do meu segundo ano de mestrado, trabalho no Council on Foreign Relations (CFR), no time de América Latina. O CFR é um dos maiores think tanks de DC organizando eventos frequentes com as mais influentes figuras políticas de Washington e publicando relatórios e documentos sobre os mais diversos temas de Relações Internacionais.

Concluirei meu mestrado em maio de 2012 após defender uma tese sobre o futuro da relação Brasil-EUA. Minha experiência em Washington foi absolutamente crucial para o meu desenvolvimento professional. Porém, a PUC me deu a base acadêmica que possibilitou que eu entrasse no mestrado e efetuasse todas essas realizações.

Ao longo dos anos, minha área de interesse mudou bastante. Hoje em dia, trabalho mais com relações governamentais, public policy e comunicação. Foi uma mudança trazida por diversos fatores, incluindo a percepção de que o setor privado tem um papel importante e crescente nas relações internacionais. Creio que é uma área que está crescendo bastante e que veremos muitos internacionalistas no futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s