Cobertura de Evento-“Mundo Árabe e Mundo Muçulmano: Enlaces Sociais e Subjetivos”

No dia 15 de maio foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) a palestra “Mundo Árabe e Mundo Muçulmano: Enlaces Sociais e Subjetivos”, sendo esta parte do ciclo temático “Imigrantes e refugiados: Deslocamentos em um mundo em crise”. A partir da exibição de trechos do filme “Incêndios”, a palestra teve como objeto de debate as particularidades sócio-histórico-culturais dos países árabes e islâmicos, focando nas marcas causadas pelos deslocamentos, enlaces culturais, religiosos e tradicionais.

A mesa contou com a presença da professora Soraya S. Samaili (UNIFESP-SP e Instituto da Cultura Árabe— ICArabe); da psicanalista e professora Miriam Debieux Rosa (USP e PUC-SP); e do psicanalista e professor Christian Ingo Lenz Dunker (USP, Fórum do Campo Lacaniano). Os palestrantes iniciaram o debate com uma breve explicação sobre a guerra civil no Líbano, sucedida durante as décadas de 1970 e 1980, contexto este retratado no filme do diretor franco-canadense Denis Villeneuve, “Incêndios”.

Segundo Soraya Samaili, a guerra entre cristãos e muçulmanos foi um conflito político ligado às tradições religiosas. Por isso, além da discussão sobre o trauma de guerra, foi colocada em pauta a questão do fundamentalismo religioso percebido em ambos os lados, tanto no cristianismo como no islamismo. Ademais, foi falado da violência entre a extrema direita cristã e os refugiados, envolvendo o problema do preconceito com relação a imigrantes e refugiados, situação ainda presente no Líbano e em outros países.

Outra discussão importante foi em torno da mulher no mundo árabe. Para os palestrantes, é essencial a percepção da diferença entre o mundo árabe e o mundo muçulmano, principalmente porque a civilização islâmica não engloba apenas os árabes, mas também a pérsia (Irã); além da compreensão de uma cultura diferente e o respeito à identidade destes sujeitos.

Por fim, ainda há um imaginário ocidental sobre o mundo árabe, o mundo muçulmano e suas tradições, e, por isso, existe a necessidade da desconstrução da imagem preconceituosa com relação aos mesmos.

Para assistir a todos os debates de Imigrantes e Refugiados acesse: http://www.ideiasonlineccbbsp.com.br/ideias/imigrantes_e_refugiados

O ciclo segue com mais três palestras:

05/06/12- Trauma e Deslocamentos Humanos: Imigração e Refúgio

12/06/12- Políticas para Imigrantes e Refugiados

07/08/12- Desafio e Perspectivas no Campo da Imigração e Refúgio

Para os interessados em cultura árabe existe o Instituto da Cultura Árabe— ICArabe. Para mais informações acesse: http://icarabe.org/

Por Ana Carolina Godoy

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s