Cenários SIMUPUC promete ser parte de um grande projeto

Aconteceu esta semana na PUC-SP, de 9 a 12 de Maio, a primeira Simulação da ONU do Projeto Cenários, realizado por estudantes de RI da PUC-SP sob orientação da professora Cláudia Marconi.

Em momento de pequena demanda por simulações por parte dos estudantes do curso, a primeira simulação do Projeto Cenários conseguiu obter cerca de 60 participantes e grande dedicação dos alunos. Os temas dos comitês foram divididos de modo que a simulação abordasse desde acalorados debates sobre imigrações no Conselho de Direitos Humanos até resolução na OMC sobre a questão agrícola e intensa crise no Conselho de Segurança sobre a questão de intervir ou não na Síria.

O evento iniciou seu planejamento no final de julho de 2011, quando a professora Cláudia Marconi abriu as vagas para o que viria a ser a comissão organizadora, formada por 14 alunos divididos entre os Comitês e o Staff Administrativo e que ficariam responsáveis por levar o projeto adiante. Assim, teve início o Projeto Cenários e sua trajetória até a simulação do último final de semana.

As atividades foram divididas entre os três comitês e tomaram toda a tarde dos dias 9,10 e 11 de maio e a manhã do sábado dia 12, onde cada aluno (ou par) representou um corpo diplomático de determinado Estado, levando seus interesses para serem discutidos em rodadas de negociações multilaterais, simulando o contexto institucional da Organização das Nações Unidas.

Grande parte das expectativas dos participantes e organizadores giravam em torno dos desafios políticos e institucionais presentes num contexto de negociação multilateral, o qual os alunos enfrentariam sem se esquecer das próprias limitações impostas pelo cenário internacional.

A iniciativa do Projeto Cenários, como comentou o professor Paulo Pereira na abertura do evento, acompanha uma série de modificações presentes no curso de Relações Internacionais da PUC-SP, como, por exemplo, a reforma curricular e a criação do departamento. Também reflete uma atmosfera de maior envolvimento por parte dos alunos nos projetos da universidade e do curso.

Como pontos negativos, a infraestrutura da PUC-SP, e algumas desistencias e ausências de ultimo momento por parte dos alunos não auxiliaram de maneira efetiva o desenrolar do evento, mas não suficientemente de modo a diminuir seus pontos positivos, os quais foram muitos. Portanto, a qualidade dos alunos envolvidos confluiu para a satisfação total de participantes e organização: ao final, a primeira edição do Projeto Cenários se realizou com sucesso e conseguiu claramente cumprir todas suas expectativas, o que significa que atingiu bases sólidas e amplo apoio dos estudantes, garantindo, assim, sua próxima edição em 2013 e a possibilidade de novos projetos relacionados, como pesquisas acadêmicas e simulações com o ensino médio.

Confira a entrevista com Claudia Marconi, professora da PUC-SP e coordenadora do Projeto e com Julie Lund, estudante de Relações Internacionais da PUC-SP, organizadora do Cenários Simupuc e participante de diversas simulações.

Por Leda Vasconcellos e João Fernando Finazzi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s